Três pizzarias portuguesas no top 50 anual

Forno D´Oro e Lupita Pizzaria, em Lisboa, Arte Bianca, em Sagres

Fotografia: Fotos D.R.
Redação

Redação

No dia 13 de maio, em Madrid, decorreu a entrega de prémios da 6ª edição do "50 Top Pizza Europa", um guia que distingue as melhores pizzarias localizadas em países europeus, exceto Itália.

 

A pizzaria londrina Napoli on the Road conquistou o primeiro lugar. Também no pódio, em segundo lugar, ficou a Sartoria Panatieri, em Barcelona, e a Via Toledo Enopizzeria, em Viena, em terceiro.

Diretamente de Portugal para a 12ª posição veio a Forno D’oro. Situada em Lisboa, esta pizzaria é certificada pela AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), a associação que promove e tutela, em Itália e no mundo, “a verdadeira pizza napolitana”, o que destaca o compromisso do pizzaiolo nepalês Tanka Sapkota com a abordagem contemporânea napolitana, mantendo a tradição.

Em 33º lugar está a Arte Bianca, com morada em Sagres, que, sob a filosofia de slow food, “não foi à toa que se implantou primeiramente na região da costa alentejana”. Aqui, as pizzas nascem “de uma farinha singular, produzida num moinho artesanal no campo italiano, que dá origem a uma massa mãe com mais de 20 anos que é sujeita a uma fermentação de 72 horas”. "É um sítio que sabe como fazer [o cliente] voltar”, descreve o guia.

Foto D.R Arte Bianca

 

E como não há duas sem três, a terceira premiada portuguesa surge em 45º lugar e também está no sul do país, em Lisboa. A Lupita Pizzaria é elogiada pela sua bravura em “incluir toppings de fusão, misturar tradições locais e até incluir frutas” nas criações.

No panorama geral, os países com mais representatividade no guia foram Espanha, com 39 pizzarias premiadas, França com 21 e Alemanha com 17.

Os primeiros 20 classificados entram para as “100 Best Pizzerias in the World”, e vão encontrar-se novamente a 10 de setembro, em Nápoles, para as “50 Top Pizza World 2024”.